Etapa 04 - PROVÍNCIA DE B. AIRES

Países: ARGENTINA

Datas: 29/12/99 a 01/01/00

 

29/12/99 Quarta-feira - Buenos Aires

BA capital federal da Argentina, Buenos Aires, é uma cidade que abriga cerca de dez milhões de habitantes, por isso consegue reunir em seus arredores uma heterogênia cultura populacional e histórica. Cidade elegante, conta com uma moderna estrutura que soube conservar suas tradições e lugares pitorescos. A melhor maneira de se conhecer uma cidade, é caminhando, por isso acordamos cedo, colocamos as mochilas nas costas e saimos para apurar as belezas de Buenos Aires. A cidade é riquíssima em cultura e peças arquitetônicas. No centro da cidade onde se encontram diversos bancos, grandes magazines, lojas de artigos eletrônicos e casas de câmbio, pudemos ter contato com o Tango Argentino, uma fusão de diversos ritmos provenientes dos ambientes suburbanos da cidade, sendo dançado no meio da rua, um espetáculo!!! Andando e andando... conhecemos a Casa Rosada, Sede do Governo da Argentina, que fica localizada em frente a Plaza de Mayo, marco inicial da cidade que tem em seus arredores importantes construções do período espanhol, como é o caso da Catedral Metropolitana, uma imponente igreja de estilo hispânico. Um lugar que não se pode deixar de conhecer é a Avenida 9 de Julio, a Champs Elisee argentina. Uma ampla avenida ainda no centro de Buenos Aires que conta com diversas estátuas e monumentos. No porto da cidade, onde se encontra diversos bares, restaurantes e se desfruta de uma bela paisagem, descobrimos uma excelente central de atendimento a turistas, onde obtivemos valiosas dicas para se aproveitar a cidade. Por último estivemos na praça dos combatentes da Guerra das Malvinas, um honroso lugar que faz referências a guerra perdida para a Inglaterra.

No começo da noite, após muita caminhada, voltamos para o hotel onde conhecemos o sr. Luis Oscar Blanco, encarregado do comércio exterior para o Mercosul pela província de Jujuy ao norte do país. Saímos para jantar com essa interessante figura, que nos pos a par de diversos fatos e histórias argentinas. Toda a equipe ficou estarrecida com a beleza da cidade, eu não conseguiria imaginar uma cidade tão bonita como essa localizada tão perto do Brasil... e tão longe da Europa!! (Dado)

30/12/99 Quinta-feira - Compromissos de Cidade Grande (439Km)

Buenos Aires é realmente uma cidade magnífica. Muito bem planejada e localizada geograficamente. Suas praças, avenidas e monumentos são muito bem conservados, dando a ela ares de cidades européias. Fomos realizar nossos compromissos de cidade grande, telefonemas, câmbio de dinheiro, compras básicas e internet, para que pessoas especiais como você possam acompanhar nosso trabalho. Mandamos e-mails para nossos patrocinadores, releases para mídia e o nosso cartão de natal atrasado... ops!... (hoje já é dia 30). Você recebeu? Se não, nos mande um e-mail reclamando, para que possamos te incluir na nossa lista VIP de amigos Giro 2000. Tivemos a chance de assistir a tradicional chuva de papel no centro de Buenos Aires. As pessoas "entediadas" resolvem rasgar e jogar pela janela dos prédios comerciais tudo o que se encontra pela frente, aí se encluem: contas vencidas, orçamentos furados, boletos bancários e gráficos que certamente ninguém nem teve a chance de ver.

Pegamos o carro e enfrentamos um pequeno congestionamento na saída da cidade. Os "rasgadores de papel" estavam loucos para sair da capital e curtirem o reveillon tranquilamente. Estávamos tentando fazer a mesma coisa. Pretendíamos chegar ainda hoje em Mar del Plata. Atrasamos um pouco... nosso amigo Dado, no intuito de dar mais potência a Rainha Vitória acabou colocando sem querer, alguns litros de gasolina na coitada, que funciona somente a diesel. O problema é que aqui eles chamam diesel de gasoil que é parecido. Desculpa esfarrapada aceita, sacamos fora o combustível errado e estava tudo certo.

Aventureiro de plantão: lembrem-se sempre de uma coisa: é sempre nos momentos de maior ansiedade que os pequenos erros como esse podem acontecer. Esses pequenos erros podem ocasionar grandes problemas... portanto é necessária atenção todo momento para se contornar essas situações de empolgação. Felizmente não nos ocasionou problema algum, e seguimos rumo a Mar del Plata. (Fabiano Coura)

31/12/99 Sexta-feira - Preparativos para o Ano 2000

Chegamos tarde em Mar del Plata, tivemos muita dificuldade para achar um hotel conforme queríamos, bom e barato, como sempre. Ficamos no Hotel Brunetti, três quadras do centro e da praia principal. Esse nos servil tão bem que dormimos até as quatro da tarde, com uma parada estratégica para tomar o desayuno (café da manhã).

Hoje não vamos escrever muito... pois o Giro 2000 também tem o seu feriado... a Equipe deseja Boas Festas a todos!!! (Fabiano Coura)

01/01/00 Sábado - Ano Novo, Estradas Novas!! (820Km)

Começamos o ano bem! Vinte e dois dias se passaram e o que mais nos impressiona até o momento é a velocidade com que o tempo está passando... é difícil acreditar que já estamos no ano 2000. É fácil de se lembrar das épocas em que tomávamos este ano como referência distante, do tipo: - Isso não vai acontecer nem no ano 2000!! ou ainda: - Te pago no ano 2000!! Fico pasmo quando me lembro das discussões da época do planejamento da expedição (isso faz muito tempo) em torno do nosso itinerário para resolver em que cidade ficaríamos, por qual estrada iríamos, e hoje, tão rápido como um piscar de olhos, estamos aqui, rodando como loucos por estas estradas e cidades "planejadas" e muitas outras que nem imaginávamos que existissem. Me dá a impressão de que a grande carga de informações, paisagens, cidades, culturas, acaba te deixando meio "atordoado" e atrapalhando a atenção ao tempo... 1 segundo pode valer uma hora e um dia pode passar desapercebido.

Nosso reveillon em Mar del Plata (ARG) foi muito bom... apesar da grande falta que fazem os amigos e os familiares... (não foi fácil acompanhar pela TV a festa do Rio uma hora antes que a daqui)... Tivemos a chance de participar de uma festa pública promovida (ao que parece) pela prefeitura e pelo cassino da cidade. Um grande show de fogos de artifícios por toda parte anunciou a chegada do novo ano enquanto muitas bandas regionais animavam a festa tocando e cantando músicas latinas por toda noite. Mal dormimos pois nossa diária se encerrava as 10:00hs e teríamos que percorrer mais de 750Km nesse dia, na tentativa de tirar nosso atraso de mais de 2100Km!!!

Antes de sairmos aproveitamos para conhecer um pouco mais o local. É uma cidade aconchegante porém muito agitada, movimentada basicamente pelo comércio e pelo turismo. Há uma avenida grande que beira a cidade proporcionando belas vistas de suas praias. Mar del Plata é uma bela cidade e certamente a opção ideal para descansar se você pretende atravessar a província de Buenos Aires pelo litoral assim como nós.

Seguimos para Viedma onde montaríamos nossas barracas no camping municipal. Este trecho não apresentou grandes novidades... as paisagens não mudam e começa-se a ter contato com os "retões infinitos" das estradas desta região. O céu está magnifico e a ansiedade para se ingressar definitivamente na Patagônia é muito grande. Um grande abraço e que este ano possa ser de grande proveito para todos! (Fabiano Coura)

 

Voltar para índice do diário de bordo


© 1999 Equipe GIRO 2000 - Todos os direitos reservados