Etapa 08 - PN DE LOS GLACIARES

Países: ARGENTINA

Datas: 13/01/00 a 14/01/00

13/01/00 Quinta-feira - Geleira Perito Moreno (167Km)

Acordamos cedo no camping municipal de El Calafate, estavamos anciosos para ir ver a geleira de Perito Moreno. Passamos no correio para enviar postais e o infeliz Fabiano colocou sua carta sem o endereço!!! Que mané!!!

Antes de sair para lá fizemos as reservas do passeio e logo fomos abordados por um repórter de uma rádio local para uma rápida entrevista ao vivo bem no meio do nosso café da manhã... Eu e o Fabiano apavoramos no espanhol enquanto o Gima mais ou menos...

A geleira fica localizada cerca de 80 km da cidade, dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Este glacial tem 35Km de comprimento e uma espessura média de 80m. Funciona como um verdadeiro rio de gelo que corre por dentro dos vales por meio das montanhas e desemboca no lago. Sua velocidade média é de 1,6m por dia entre os avanços e retrocessos que ocorrem junto aos frequentes desmoronamentos.

Em períodos especiais o avanço da geleira fecha, como que com um dique, a passagem do lago Brazo Rico até o Lago Argentino, impedindo desta forma que os dois lagos troquem água e mantenham-se com o mesmo nível. Os lago menor começa a subir em velocidade superior ao lago maior, Buenos Aires, o que faz com que o enorme dique natural sofra uma enorme pressão que cresce gradualmente até que este literalmente explode e desmorona, permitindo novamente a comunicação dos lagos através do fluxo deste canal... esta parte do fenômeno dura aproximadamente 48 horas... as explosões são ouvidas a quilômetros de distância, um espetáculo único que acontece em intervalos irregulares de tempo.

Em El Calafate se pode comprar um pacote turístico que consiste no aluguel de um barco que vai até a geleira e depois um minitreking sobre o glacial, o preço é meio salgado, mas a emoção de se poder andar sobre a geleira não tem preço... é algo indiscritível. Juntamos nossas economias e compramos o pacote de visitação. Não deu outra, o melhor custo benefício da expedição... a emoção de se caminhar sobre aquela geleira interminável e inexplicável... sem palavras!!! Os "grampões" se fixam no gelo e se pode escalar tranquilamente as paredes e montanhas íngremes. Para Fabiano era como que estar explorando um outro planeta... uma experiência única e inédita para nossas vidas!!

Para completar o feito, não poderia faltar o tererê do Paraguaio. O mate gelado tomado foi elaborado com o gelo e água do iceberg. Provavelmente o único paraguaio a fazer isso por lá... uma beleza... todos quiseram experimentar...

É possível se observar os frequentes desmoronamentos bem de pertinho... há uma passarela que desce no meio da montanha e te coloca bem de frente com o monstro... Os pedaços que se soltam são gigantescos e os barulhos estrondosos... as pessoas gritam e se divertem com este espetáculo... mais algum tempo e o gelo desprendido, se estabiliza na água formando mais um iceberg que irá caminhar livremente pelo lago... finalmente pudemos confirmar o que o Joãozinho, pai do Fabiano falava. (Dado)

14/01/00 Sexta-feira - El Chaltén / Fitz Roy (372Km)

Acordamos no camping de El Calafate graças ao som do rádio de um infernal infeliz que madrugava para atrapalhar os outros tranquilos residentes do lugar. Já que acordamos cedo aproveitamos para ir ao supermercado repor nosso estoque de comida e água. Um absurdo, as coisas eram muito caras!!! Só para se ter uma idéia, um abridor de lata era US$3,00, refil de gilette sensor uma unidade US$1,60!!! FALÔ, saimos o mais rápido de El Calafate, não queriamos ter que deixar nossas calças para pagar o supermercado.

Seguimos para El Chaltén melhor ponto de trekking da Argentina. O caminho era mais uma vez feito de rípio (cascalho) muito mal conservado por sinal, mas com uma deslumbrante paisagem. Tivemos que fazer várias paradas para fotografar e filmar a contagiante natureza que nos cercava pela estrada. Eram inúmeros lagos e rios das mais indescritíveis cores. Parecia que alguém havia colocado corantes naquelas águas... algo que infelizmente não vai ser possível se transmitir pelas fotos.

El Chaltén é uma vila com cerca de 250 pessoas localizada dentro do Parque Nacional Los Galciares... nas épocas de temporadas este número pode aumentar para 600!!! Esta simpática vila fica bem nos pés da parte da cordilheira onde está o monte Fitz Roy (3405m) o o Cerro Torre. Estes dois picos são procurados por alpinistas de todas as partes do mundo que desejam escalá-los e incluí-los em seu curriculum. Cerro torre é considerado o mais difícil do mundo pois possui uma parede de 1200m com 90 graus de inclinação. Um grande desafio.

São inúmeras as trilhas oferecidas para os praticantes de trekking. Grande número delas contornando o Fitz Roy e levando a lagos e vales incríveis escondidos no meio da cordilheira.

Infelizmente não tínhamos muito tempo e somente fizemos uma caminhada mais curta (2h) que chegava ao glacial Huemul, proporcionando belas vistas do Fitz Roy. Este glacial forma um lago de leite glacial (0 graus) há mais de 2000m de altitude. Não foi possível resistir, demos um rápido mergulho para sentir como é que era a sensação... foi duro... estava com sol mas a água estava trincando e o choque dá a impressão que o corpo vai se partir como um vaso que cai no chão.

Passamos ainda pelo Lago del Desierto, onde inúmeras pessoas estavam praticando pesca de trutas e voltamos para a cidade.

Neste mesmo dia seguimos rumo a Bajo Caracoles, mas como o combustível era pouco tivemos que ficar no meio do caminho em uma pequena vila chamada Tres Lagos, onde acampamos e conhecemos algumas pessoas com as quais ficamos conversando até tarde. (Fabiano Coura)

Voltar para índice do diário de bordo